quinta-feira, 29 de maio de 2025

O exercício da paciência

A paciência é algo que todos nós devemos trabalhar.

Saber esperar, compreender e se colocar no lugar do outro, tudo isso faz parte da construção da paciência.

Mas como nos tornamos pacientes?

Da mesma forma que nos aperfeiçoamos em alguma atividade, em algum esporte, a paciência precisa ser treinada.

A má notícia, ou talvez boa, é que os treinamentos para elevar o seu nível de paciência são exercícios constantes.

Sim, por repetidas vezes você será exposto a situações que exigirão o exercício da paciência e, como acontece com um músculo, quanto mais você exercitar, maior e mais forte ela se tornará.

Mas não se engane, embora seja um treinamento relativamente simples e necessário, ele pode não ser agradável em um primeiro momento e nem sempre mostra resultados imediatos. Isso acontece porque serão necessários todo o seu empenho, determinação, autocontrole, respeito ao próximo e muita, muita compreensão.

Uma coisa é certa, à medida que você se aprofundar nos exercícios e encarar tudo como um aprendizado, verá melhoras significativas até mesmo na sua qualidade de vida.

Vamos tentar?

Observe as situações pelas quais tem passado constantemente e se pergunte: o que me faz ser impaciente?

Talvez um ponto aqui, outra ali possam ser diferentes, mas o que mostra o quanto a sua paciência ainda é pequena usualmente são situações específicas.

E por que você tem a impressão de que essas situações se repetem?

Porque você não está lhes dando a devida atenção. O exercício prático, o treinamento, não está sendo realizado com a atenção que necessita.

Vamos lá, meu amigo, coragem!

Você é forte, é sábio, respire fundo uma, duas, três vezes. Junto com o ar, imagine que está indo embora toda a sua raiva, ansiedade e nervosismo.

Seja um exímio atleta do Cristo e valorize os treinamentos que tem recebido com muita garra, força de vontade e muito amor.

Autor espiritual: Emanuel
Psicografado por Andrea Daniela
Data: 27/10/2020


quinta-feira, 22 de maio de 2025

Aprender e crescer

Quando você se reconhece capaz de realizar algo, certamente será capaz não apenas de fazer o que acreditou, mas também de ir muito além.

O ser humano não tem limites para o aprendizado. No entanto, muitas vezes, ele se limita por seus temores, suas culpas e sua falta de fé no Criador. Para aqueles que ainda não compreenderam a existência de um Criador, basta que tenham fé em si mesmos e perseverança diante da vida e de tudo o que ela lhes traz.

Hoje me sinto capaz de afirmar isso e me sinto imensamente feliz por ter alcançado esse entendimento. Confesso que não foi fácil nem rápido. Não sei ao certo quantas vezes precisei reencarnar para, enfim, aceitar e entender que possuímos um poder imenso dentro de nós: o poder de sentir, reagir e tomar decisões.

Podemos decidir até quando vamos nos entregar a certas dores. Tudo depende de nossa escolha. O sofrimento e a decepção ocorrerão, pois fazem parte do aprendizado. Vivemos em um mundo repleto de aprendizes, onde erramos com os outros e os outros erram conosco.

Hoje, me sinto livre para decidir o quanto e até quando vou alimentar meus sofrimentos. Percebi que o aprendizado só chega quando paramos de resistir a ele.

Os ensinamentos surgem, se mostram, mas, muitas vezes, não os aceitamos. Questionamos os motivos e nos perguntamos como algo pode ser de determinada forma.

Com o coração aberto e humilde, começamos, aos poucos, a nos acalmar e serenar. E, como num passe de mágica, paramos de lutar contra os ensinamentos. Passamos a agir como cristãos e como eternos aprendizes neste orbe de Deus.

Autor espiritual: Antônio
Psicografado por Maria Clara
Data: 31/01/2022


quinta-feira, 15 de maio de 2025

A Vingança

O ato de vingança não alivia a dor, não corrige, não traz justiça; apenas alimenta ainda mais a sede de vingança!

Há apenas uma forma de fazer justiça diante do mal cometido: PERDOANDO. 

Foi assim que Cristo nos ensinou. O perdão alivia a dor no coração do oprimido e interrompe o ciclo de vingança humana, permitindo que a justiça divina possa agir.

Autor espiritual: Marcos
Psicografado por Francisco Koneçny
Data: 26/05/2022


quinta-feira, 8 de maio de 2025

Confiança

Quando somos crianças, temos muitos motivos para nos alegrar. Nossas preocupações se limitam a decidir qual será a próxima brincadeira, o que vamos comer e se podemos tomar mais um sorvete.

À medida que crescemos, nos esquecemos de que tudo pode ser simples e de que nossa vida aqui é passageira.

Para voltarmos a sentir alegria, seria bom nos lembrarmos de que nossas preocupações nunca passam despercebidas aos olhos de Nosso Bom Pai. Ele jamais nos negará ajuda quando precisarmos.

Confiar e deixar-se guiar por nosso Pai simplifica tudo. Assim, voltamos a encontrar muitos motivos para nos alegrar e para agradecer.

Paz!


Autor espiritual: Nice

Psicografado por Roselí de Brito

Data: 21/05/2024



quinta-feira, 1 de maio de 2025

Tenhas Fé

Vós sois a luz do mundo.
Vós sois os ramos da videira;
Sois o sal da terra!
Tudo isso já vos foi dito.

Por que não saís a semear tudo o que recebestes do Pai?
Por onde passardes, deveis semear AMOR, LUZ, VERDADE, pois tudo isso vos foi revelado.
Dai de graça o que de graça recebestes.
Não vos paraliseis à beira do desencanto.
Não vos negueis ao trabalho, ainda que ele se vos apresente com figura feroz à vossa frente.

Segui em frente.
Não estais sós.
Jesus não envia Seus mensageiros aos leões ferozes sozinhos.
Ele segue à frente, tocando corações, iluminando as trevas, irradiando fagulhas do Seu amor em todas as direções.

Se credes nisso, segui.
Não cesseis de falar e de caminhar.
O Divino Mestre está à vossa frente.
Segui os Seus passos e ouvireis a Sua voz.

Autor espiritual: Amigo
Psicografado por Andrea Daniela
Data: 17/03/25


ESPIRITISMO EXPLICA, temas simplificados para todos