De uma forma geral, a dependência emocional é um padrão de comportamento no qual um indivíduo tem a falsa percepção de que depende de outro para satisfazer suas necessidades emocionais. Essa dependência geralmente é construída de forma inconsciente e, assim como qualquer outra forma de dependência, pode resultar de inúmeros sentimentos e traumas pessoais, alguns dos quais podem ter raízes em vidas pretéritas. Embora possa ter várias origens, a dependência emocional usualmente é um indício da imaturidade emocional do indivíduo, podendo evidenciar uma baixa autoestima, medo da solidão, insegurança e insatisfação pessoal. Ademais, esse quadro pode ser intensificado por uma educação familiar deficiente e um histórico de abusos emocionais.
Mesmo que as raízes desse quadro emocional instável e prejudicial estejam ligadas a fatos atualmente inacessíveis (traumas na primeira infância ou em vidas passadas), precisamos compreender que sempre existe a possibilidade de cura. Para isso, no entanto, devemos entender a importância de buscarmos a ajuda psicológica e espiritual necessárias para enxergarmos que, embora sejam importantes para o nosso crescimento moral e bem-estar, as pessoas ao nosso redor não são responsáveis por nos fazerem felizes, visto que tal felicidade deve ser construída dentro de cada um de nós.
Confira o post’s Espiritismo Explica: Amizade (09/03/22); Amor (14/02/21); Alma gêmea (14/12/22); Ansiedade (18/08/21); Casamento e Divórcio (07/12/22); Depressão (26/01/22); Transtornos emocionais (08/11/23).