Espiritismo Explica: Coma, estado vegetativo e morte encefálica


Muito se discute sobre a visão do Espiritismo acerca de pacientes em estado de inconsciência, principalmente com relação à manutenção de aparelhos de suporte à vida. Contudo, precisamos compreender que existem diferentes quadros médicos, cada um deles repletos de aprendizados.

Independentemente se são ou não reversíveis, o coma e o estado vegetativo caracterizam-se pelo fato dos pacientes estarem materialmente vivos. No coma, o indivíduo está em sono profundo e, portanto, mantém-se constantemente emancipado (vide 1). Já no estado vegetativo, o indivíduo alterna entre períodos de sono e vigília, mas é incapaz de reagir intencionalmente a estímulos ou ao ambiente ao seu redor. Espiritualmente, um paciente em estado vegetativo pode estar consciente durante a vigília, mesmo que sua interação com o corpo material seja restrita e, muitas vezes, imperceptível aos instrumentos médicos. Tanto o coma quanto o estado vegetativo são experiências importantes aos indivíduos envolvidos, podendo se caracterizar como uma possibilidade de expiar equívocos do passado e/ou de colocar à prova os seus aprendizados (ex,: resiliência, humildade).


Nos casos de morte encefálica, os Espíritos já estão desconectados do corpo material ou em processo de desconexão. Por outro lado, como explicado por Kardec (2), para Espíritos mais apegados à matéria esse desligamento pode acontecer de forma mais lenta e, mesmo em um quadro de morte encefálica, alguns deles podem se manter presos ao seu corpo material. Embora possa ser doloroso, o período de tempo trará valorosas oportunidades de aprendizado ao desencarnado.


Com relação ao desligamento do suporte à vida, precisamos levar em consideração a importância das experiências vivenciadas nas circunstâncias citadas acima e a responsabilidade que temos por cada uma de nossas escolhas. Porém, devemos lembrar que a Espiritualidade sempre está atenta e que só permitirá que uma situação aconteça se nela houver aprendizados para os envolvidos.


1. Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos (questões 401).

2. Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos (questões 155 e 155a).

ESPIRITISMO EXPLICA, temas simplificados para todos