A preocupação e o medo fazem parte de nossas vidas e, como parte de nossa autopreservação, nos auxiliam a nos tornarmos pessoas mais cautelosas e moderadas. Entretanto, a exacerbação dessas emoções pode causar ansiedade, a qual interfere negativamente em nosso cotidiano e pode desencadear uma série de outros transtornos psicológicos e emocionais.
Preocupar-se e temer o desconhecido nos permite criar estratégias necessárias para lidar com as situações que estão por vir, além de evitar que encaremos experiências dolorosas em nossa jornada de aprendizado. Entretanto, quando permitimos que essas emoções tomem conta de nossas vidas, paralisamos diante do medo e vivenciamos uma eterna preocupação por aquilo que pode acontecer, criando situações de dor tão ou mais intensas que aquelas que tanto tememos. Quando somos tomados pela ansiedade, deixamos de vivenciar o nosso presente e passamos a sofrer por aquilo que efetivamente ainda não aconteceu.
Avalie suas emoções e reconheça os indícios da ansiedade em sua vida, não se culpando por se sentir assim e buscando todo o auxílio necessário para reconquistar a harmonia e o equilíbrio.