Alma e Espírito

 
                                                                                                                28/06/2023

Segundo a Codificação Espírita, inicialmente, Deus criou o fluido cósmico universal e o espírito (com inicial minúscula). Assim como o fluido universal é a base elementar para a formação da matéria que compõe todo o universo, o espírito pode ser considerado como uma espécie de matéria-prima, a qual, no entanto, dá origem aos indivíduos da criação. Nesse contexto, o espírito é o princípio inteligente do universo, a partir do qual se individualizam os seres extracorpóreos que o habitam, sendo estes nomeados como Espíritos (com inicial maiúscula) (1).

Com o objetivo de permitir a lapidação e a evolução moral dos Espíritos, a vivência no plano material se faz necessária e, para tanto, eles devem utilizar um invólucro ou corpo carnal. Quando revestido por este invólucro, o Espírito passa então a ser chamado de alma, de forma que, em essência, alma e Espírito podem ser considerados como uma estrutura única, mas em momentos e condições diferentes (2).

Independentemente se encarnados (almas) ou desencarnados (Espíritos), todos estamos em constante processo de crescimento e devemos buscar os aprendizados em todas as situações que experienciamos, compreendendo que, embora estejamos em patamares evolutivos distintos, todos somos e sempre seremos irmãos.


1. O Livro dos Espíritos: Questão 76.

2. O Livro dos Espíritos: Questão 134.

Confira o posts Espiritismo Explica: Desencarne (17/03/21); Dimensões energéticas (01/06/22); Emancipação da Alma (16/03/22); Fluído Cósmico Universal (08/06/22); Perispírito e Espírito (30/06/21).