Mas, o que seria a paz? Muitas vezes não conseguimos defini-la, mas se entendermos que a paz que desejamos para nós deve ser a mesma que oferecemos ao outro, perceberemos que ela já mora dentro de nós.
No estágio evolutivo em que nos encontramos, ainda não alcançamos uma vida de completo equilíbrio, pois estamos em constante aprendizado e cometemos equívocos que trazem consequências desagradáveis. Mas, se encararmos nossa jornada com resiliência, compreendendo que paz é aceitar a vida com seus altos e baixos, nos fortaleceremos e veremos que os obstáculos não são castigos, mas oportunidades de crescimento.
Quando encontramos paz interior, tornamo-nos capazes de irradiá-la àqueles que caminham conosco. E quando todos os seres humanos verdadeiramente compreenderem o significado da paz, não haverá mais espaço para conflitos ou ódio, mas apenas para respeito e solidariedade.
Há mais de dois mil anos, Jesus nos mostrou com seu exemplo que a paz plena se conquista através do amor, e que o amor, por sua vez, se cultiva com compaixão, fraternidade, bons pensamentos e ações nobres.
Que possamos, então, resgatar a paz que habita em cada um de nós, para iluminar a vida daqueles que conosco compartilham esta jornada e, assim, iluminar nosso planeta.