quinta-feira, 11 de novembro de 2021

DOR E SOFRIMENTO

Vivemos uma vida com muitas provações, e não é nenhum agouro afirmar que devemos passar por elas para que possamos nos fortalecer como seres humanos. Também não é nenhum exagero dizer que tudo aquilo que passamos é porque somos capazes de suportar. Porém, embora tenhamos conhecimento dessas frases prontas, jamais paramos para raciociná-las nos momentos em que estamos passando por turbulências. Normalmente, preferimos nos vitimizar perante as situações, muitas vezes encarando-as como punição, como se não merecêssemos passar por aquilo.

Nesses momentos de turbulência, vivenciamos uma série de sentimentos que passam por nossas cabeças; construímos e desconstruímos pensamentos; muitas vezes perdemos o nosso referencial de equilíbrio na vida; algumas vezes nos recuperamos via reflexão; outras vezes preferimos prolongar a dor num processo que nos paralisa.

Toda situação que nos traz um resultado antagônico, resulta em algum tipo de dor. Ela é um alerta de que precisamos lidar com aquela situação, que precisamos refletir sobre os caminhos que tomamos, e quais mudanças devemos realizar para que possamos fazer melhores escolhas no futuro. 

Sob a ótica da justiça divina e perfeita, aquela experiência permanecerá um tempo na nossa vida, até que tenhamos o aprendizado necessário e possamos seguir adiante e encarar novos desafios.

Muitas vezes, no entanto, por processos de culpa e vitimizações, preferimos prolongar essa dor. Deixamos de vivenciá-la e raciociná-la para deixá-la tornar-se a nossa vida naquele momento. Esse processo chamamos de sofrimento. A melhor maneira de superar a dor, é seguindo adiante, repensando a forma de viver, aceitando novos desafios e sempre agradecendo ao Pai pela vida que temos. O sofrimento ofusca qualquer tentativa de nos abrirmos para essa visão.

Então, para que sofrer? Por que prolongar um sentimento de dor ocasionado por uma circunstância sendo que nada dura para sempre? Temos uma vida a continuar, coisas a realizar, não devemos perder tempo nos autoflagelando com sentimentos que não nos ajudam.

Situações difíceis não é privilégio de alguns. Todos passam por elas, mas a forma que cada um as encara faz toda a diferença. 

Vamos raciocinar as circunstâncias pelas quais passamos e sigamos adiante. Não há necessidade de andarmos com bolas de ferro presas aos nossos tornozelos. Que possamos fazer novas escolhas e seguir novos caminhos de forma livre, sabendo que tudo o que virá é para o nosso bem.

Que o Mestre Jesus esteja sempre ao seu lado nesse seu caminhar.

Anselmo
Psicografado por Henderson Dourado
Data: 20/07/2020